segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Heavy Metal a nível acadêmico

O heavy metal é um gênero musical que possui muitos sub-estilos, o que torna possível que se aplique suas músicas em várias situações: temas de filmes, novelas, programas esportivos, comerciais de TV e até trabalhos escolares.

A parte complicada quando se ouve falar em heavy metal é a discussão sobre seus rótulos. Cada sub-gênero tem seu "nome científico" que é definido a partir dos estilos que, fundidos, formam um estilo novo seguindo a tendência (cena) mais forte da localização geográfica onde surgiu. Vale lembrar que essa rotulação costuma ser fomentada por metalheads da América do Sul e da Europa, que acabam julgando os norte-americanos de ignorantes pois resumem tudo em apenas rock, metal e pop.

Mas, deixando estas questões sociológicas, o que interessa mesmo é aprofundar conhecimentos sobre o estilo musical que nasceu para substituir (a jamais substituível) música clássica, e claro, aprender tudo na língua nativa do heavy metal: english. Postarei conteúdo em português também...

Como toda aula tem sua parte interessante (prática) e a mais perrenha (teórica), indicarei cada uma com link direcionado a alguns gráficos, sites-enciclopédias e o mais interessante: o Mapa do Metal.

ENCYCLOPAEDIA METALLUM: The Heavy Metal Archives

Este portal proporciona ao estudante conteúdo em quantidade considerável organizado por estilo, nacionalidade ou ordem alfabética (escolha o que lhe for melhor). Por funcionar como um forum, alguns conteúdos estarão disponíveis apenas mediante cadastro, creio.

MAP OF METAL - O mapa do Heavy Metal

Map of Metal é um site totalmente interativo, algo como o Google Maps do heavy metal. Aqui você navega e, ao clicar em algum gênero do mapa, terá acesso a uma janela no canto inferior esquerdo da tela contendo a história e uma lista com as principais bandas daquele estilo, e o melhor de tudo é que na lista de bandas as músicas estão disponíveis para audição. O design gráfico do site também é um grande atrativo.


De forma satírica o artigo "Árvore genealógica do Metal e do Rock" explicam como surgiram os estilos-chave da música pesada. Este é bom para as crianças. A mãe de todas as enciclopédias virtuais, a Wikipedia também apresenta um conteúdo histórico que reforça os dinossauros do heavy metal (link).

O infográfico abaixo apresenta o nome de várias bandas de acordo com a combinação de temas que influenciam as letras e os nomes.


(CLIQUE PARA AMPLIAR)

Este é o último post de 2010. Que todos vocês metalheads tenham um 2011 cheio de realizações e muita música boa!

Links do Ocioso




2 comentários:

  1. esse "Map of Metal" é um dos sites mais legais que tem!!!! Dá pra fazer um RPG bacana com esse mapa...=PP a Geografia agora é bem mais interessante! =PP

    www.femalerocksquad.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Puta post man! Muito interessante. HAIL METALHEADS!

    ResponderExcluir